“Avestruz”
Componentes:
1- Rosangela Maria de Andrade e Oliveira
(E.E. Bairro Miguel Badra V)
2- Rosangela Gomes da Silva Vieira
(E.E. Profª Alice Romanos)
3- Nadir Takako Ueda Pereira
(E.E. Vereador
Antônio Valdemar Galo)
4- Thais Yamamoto de Melo
(E.E. Benedita de
Campos Marcolongo)
5- Queren Silva Lima
(E.E. Vereador
Antônio
Estratégias:
1-
Ativação
de conhecimento de mundo / hipóteses
— O
que é um avestruz?
— Vocês
já viram? Em que lugar?
— Onde
é comum nós encontrarmos um avestruz?
— Pelo
título, levante hipóteses sobre o tema do texto.
— Qual
é o Gênero textual?
2-Localização
de Informações / comparações
— Qual
é o foco narrativo?
— As
suas primeiras impressões do texto, se confirmaram nesse primeiro parágrafo?
— Pela
leitura, se trata de um texto atual ou de uma época passada?
3-Comparação e generalização
— Qual é a importância da descrição
científica do avestruz?
— Por que se torna um absurdo o pedido do
garoto?
4-Inferências
locais
— Vocês sabem o que significa TPM?
— Em que situações essa expressão é usada?
(significados)
Comparação
e generalização
— Qual
é a importância da descrição científica do avestruz?
— Por
que se torna um absurdo o pedido do garoto?
Estratégia
5
Intertextualidade
/ Interdiscursividade
— Com
qual texto esse trecho dialoga?
— Vocês
já leram outros textos que falam sobre a criação?
Estratégia
– 6
Elaboração
de apreciações afetivas
— O
que levou aquele garotinho a mudar de ideia?
— A
troca que o garoto fez parece ser coerente?
Habilidades
de leitura
—— Levantamento
de conhecimento prévio;
— Antecipação
do tema e gênero;
— Busca
de informações;
— Utilização
das pistas linguísticas;
— Confirmação
ou retificação das hipóteses;
— Construção
do sentido global do texto;
— Troca
de impressões do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário