segunda-feira, 17 de junho de 2013

“Avestruz”
Componentes:
1- Rosangela Maria de Andrade e Oliveira 
(E.E. Bairro Miguel Badra V)
2- Rosangela Gomes da Silva Vieira
(E.E. Profª Alice Romanos)
3- Nadir Takako Ueda Pereira
(E.E.  Vereador Antônio Valdemar Galo)
4- Thais Yamamoto de Melo
(E.E.  Benedita de Campos Marcolongo)
5- Queren Silva Lima
(E.E.  Vereador Antônio

Estratégias:
1-    Ativação de conhecimento de mundo / hipóteses

  O que é um avestruz?
  Vocês já viram? Em que lugar?
  Onde é comum nós encontrarmos um avestruz?
  Pelo título, levante hipóteses sobre o tema do texto.
  Qual é o Gênero textual?
2-Localização de Informações / comparações
  Qual é o foco narrativo?
  As suas primeiras impressões do texto, se confirmaram nesse primeiro parágrafo?
  Pela leitura, se trata de um texto atual ou de uma época passada?
3-Comparação e generalização
  Qual é a importância da descrição científica do avestruz?
  Por que se torna um absurdo o pedido do garoto?
4-Inferências locais
  Vocês sabem o que significa TPM?
  Em que situações essa expressão é usada? (significados)

Comparação e generalização

  Qual é a importância da descrição científica do avestruz?
  Por que se torna um absurdo o pedido do garoto?

Estratégia 5
Intertextualidade / Interdiscursividade
  Com qual texto esse trecho dialoga?
  Vocês já leram outros textos que falam sobre a criação?

Estratégia – 6
Elaboração de apreciações afetivas
  O que levou aquele garotinho a mudar de ideia?
  A troca que o garoto fez parece ser coerente?

Habilidades de leitura

  Levantamento de conhecimento prévio;
  Antecipação do tema e gênero;
  Busca de informações;
  Utilização das pistas linguísticas;
  Confirmação ou retificação das hipóteses;
  Construção do sentido global do texto;
  Troca de impressões do texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário