“Avestruz”
Componentes:
1- Rosangela Maria de Andrade e Oliveira
(E.E. Bairro Miguel Badra V)
2- Rosangela Gomes da Silva Vieira
(E.E. Profª Alice Romanos)
3- Nadir Takako Ueda Pereira
(E.E. Vereador
Antônio Valdemar Galo)
4- Thais Yamamoto de Melo
(E.E. Benedita de
Campos Marcolongo)
5- Queren Silva Lima
(E.E. Vereador
Antônio
Estratégias:
1-
Ativação
de conhecimento de mundo / hipóteses
O
que é um avestruz?
Vocês
já viram? Em que lugar?
Onde
é comum nós encontrarmos um avestruz?
Pelo
título, levante hipóteses sobre o tema do texto.
Qual
é o Gênero textual?
2-Localização
de Informações / comparações
Qual
é o foco narrativo?
As
suas primeiras impressões do texto, se confirmaram nesse primeiro parágrafo?
Pela
leitura, se trata de um texto atual ou de uma época passada?
3-Comparação e generalização
Qual é a importância da descrição
científica do avestruz?
Por que se torna um absurdo o pedido do
garoto?
4-Inferências
locais
Vocês sabem o que significa TPM?
Em que situações essa expressão é usada?
(significados)
Comparação
e generalização
Qual
é a importância da descrição científica do avestruz?
Por
que se torna um absurdo o pedido do garoto?
Estratégia
5
Intertextualidade
/ Interdiscursividade
Com
qual texto esse trecho dialoga?
Vocês
já leram outros textos que falam sobre a criação?
Estratégia
– 6
Elaboração
de apreciações afetivas
O
que levou aquele garotinho a mudar de ideia?
A
troca que o garoto fez parece ser coerente?
Habilidades
de leitura
Levantamento
de conhecimento prévio;
Antecipação
do tema e gênero;
Busca
de informações;
Utilização
das pistas linguísticas;
Confirmação
ou retificação das hipóteses;
Construção
do sentido global do texto;
Troca
de impressões do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário