segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem – O PRIMEIRO BEIJO




 Publico alvo: 7º ano

      Conteúdo: Leitura compartilhada do texto “Meu Primeiro Beijo” de Antônio Barreto.
      Habilidades: Ativar o conhecimento de mundo; antecipar e checar as hipóteses; localizar informações; comparar; inferir, apropriar-se da competência leitora.
      Estratégias: Leitura compartilhada do texto de modo contextualizado; disposição da sala em círculo para viabilizar uma roda de leitura.
      Recursos utilizados: Projetor de slides, celular ou mp4

Ativação de conhecimento de mundo (Antes da leitura)

ž  O que o título sugere?
ž  Onde aconteceu o beijo?
ž  É o primeiro beijo de uma menina ou de um menino?
ž  Como será o narrador?
ž  Como será o texto? Sério? Engraçado? Trágico?

Localização de informações; comparação de informações;
generalizações( durante a leitura)

ž  O que o narrador quis dizer com a expressão “cultura inútil”?
ž  Já é possível saber se o primeiro beijo é de um garoto ou garota?
ž  O quer dizer o trecho “Você é a glicose do meu metabolismo.”?

Produção de inferências locais/ globais
ž  Já é possível identificar o narrador do texto?
ž  Podemos saber se o texto é sério, trágico ou engraçado?
ž  Como a narradora estava se sentindo naquele momento?

Intertextualidade (depois da leitura
Vocês já leram outro texto que apresenta a mesma abordagem do texto lido? 
Se  resposta for positiva, perguntar aos alunos as semelhanças e as diferenças entre um e outro.
          Se for negativa é momento de apresentar os textos de Clarice Lispector e Machado de Assis – em leitura colaborativa- a fim de se estabeleçam essas relações.

Avaliação
A avaliação será feita ao longo das aulas, com a correção dos exercícios e a observação da fixação dos conteúdos.
Uma outra maneira de avaliar é:
Propor aos alunos que façam uma entrevista com pessoas mais velhas e perguntem como foi a experiência do primeiro beijo.
A primeira etapa da produção será gravar a entrevista (com o uso do celular e/ou mp4) a partir da gravação os alunos serão desafiados a transformar a gravação em um texto escrito, (poderá ser um relato ou uma entrevista) com ajuda do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário