quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos sobre leitura e escrita


A literatura é algo imensamente contagiante. Como disse Newton Mesquita: "aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida", basta nos permitirmos entrar nesse mundo de "ideias". Não me lembro de ter contato com a literatura na infância, mas quando eu estava na 5ª ou 6ª série (não me lembro bem), minha professora de Língua Portuguesa nos deu como atividade ler o livro "Enigma na televisão". Que conta a    história de assassinatos durante a gravação de um filme policial. Eu gostei tanto, mas tanto desse livro que eu o li várias vezes. Fiquei tão empolgada com a série que me lembro de ter me interessado por mais 3 outros da mesma  coleção: Sozinha no Mundo / O escaravelho do Diabo / Um cadáver ouve rádio. Enfim, amei ter lido esses livros na minha pré-adolescência. Já na minha adolescência, li livros de Paulo Coelho, mas nada me marcou mais do que o livro "A marca de uma lágrima" de Pedro Bandeira. Li o livro 3 vezes. E o mais interessante e curioso. Depois de adulta, já professora, fiz uma atividade de leitura compartilhada com meus alunos. Eu lia para eles a cada dia um capítulo de um livro e eles acompanhavam a história com o se fosse nossa "novelinha". E o livro escolhido foi justamente esse de Pedro Bandeira. Incrível o poder desse livro sobre os jovens. Como não era de se surpreender, eles amaram a história. Como tem um tempero de acordo com o "paladar" deles: romance entre jovens e assassinato numa escola; acabei me dando bem nessa atividade.
Enfim, ler é maravilhoso. Como diz Mario Quintana: "O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.

Rosangela

  O primeiro livro do qual tive contato foi o Patinho Feio. Era um livro enorme com a imagem do patinho chorando, muito triste. Aquilo chamou a minha atenção. Porque um pato estaria chorando? Pensei... Embora com pouco domínio da leitura, li o livro todo e compreendi o que estava lendo. Contei a história para meus amigos da classe a pedido da professora Dona Maria Julieta que no final me parabenizou pela apresentação e me orientou na leitura de outros tantos livros. 
            Dos depoimentos sobre leitura que considerei relevante foi da Marilena Chauí quando afirma que a leitura novos caminhos, novas idéias e sentimentos. Nina Horta ... A leitura enquanto prazer e Ruben Alves, de forma profunda " Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei". Ler e escrever transforma as  pessoas.
Rita

 rapunzel
Minha experiência de leitura talvez não seja muito comum, porque passou primeiro pela oralidade. Meu pai era um exímio contador de histórias... lembro-me das suas narrativas com muita saudade, embora ele tivesse pouquíssima escolaridade seu talento nato me fez amar os livros mesmo antes de saber lê-los. Quando aprendi a ler, lá pelos sete anos ganhei uma coleção dos clássicos de literatura infantil , a história que mais me prendeu foi a da Rapunzel, mas para ser sincera nessa época eu gostava mesmo de ouvir os clássicos  já que meu pai nunca repetiu Chapeuzinho Vermelho, cada dia acrescentava um elemento novo; às vezes ele incorporava o lobo, outro dia imitava a vovó e assim por diante. Bem vou parar por aqui, se não corro o risco de me tornar cansativa. O depoimento de Marilena Chauí faz todo sentido  quando diz que o livro abre novos mundos ideias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade.
Liliane

 Percebo que mesmo com as dificuldades ainda tínhamos a  vontade de aprender e isto persiste até hoje, fico triste com o depoimento do Fábio de Paula Xavier Marchioro que diz que um menino de 15 anos afirma que: "Para mim, ler não acrescenta nada. Vou começar a ler a partir do 2º ano, quando pretendo me preparar para prestar medicina." Infelizmente esses serão nossos médicos do futuro.

A minha experiência com a leitura foi mais ou menos com 7 ou 8 anos, quando ganhei um livro da minha madrinha que se chamava ' O flautista de Hamelin" um livro muito interessante, embora naquele tempo termos poucos recursos, sempre gostei de ler tudo que vinha às minhas mãos. Lia alguns jornais e gibis e sempre gostei de romance e o que mais me encantou foi  "Amor de perdição " do Camilo Castelo Branco que para mim é um clássico da literatura. E o depoimento que me identifiquei foi da Marilena Chauí que diz: "O livro abre mundos, ideias, sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade, descobrimos nossa própria fala graças ao pensamento e a fala do outro". Acredito que a leitura é o caminho para se obter o conhecimento de mundo
 Sandra Mara

A minha experiência com a leitura , se deu por volta dos 10 anos,quando ganhei um livro, de um colega de  classe chamado A  vida de Jesus. Li o livro todo e gostei bastante a parti da daí, o gosto pele leitura foi de desenvolvendo cada vez mais.Eu lia tudo livro de poemas , romance  e hoje continuo lendo  que encontro pela  frente,o depoimento  com o qual me identifiquei, foi o da  Marilena Chauí: o livro é um mundo porque cria mundos.
 Sandra Maria

Um comentário:

  1. Gostei muito de todas as experiencias de leitura, cada uma traz em si às vezes uma realidade social, uma boa lembrança daqueles que nós amamos, uma experiencia que nos fez crescer tanto em tão pouco tempo! Quando lemos, aprendemos e nos tornamos pessoas mais cultas e acessíveis a outras culturas! é tudo muito mágico para mim, até as histórias mais tristes são tão interessantes de se acompanhar...

    ResponderExcluir